Zaytec Brasil

Metodologias de Coleta de Dados

Cada projeto de nossos clientes requer uma metodologia que atenda seus objetivos e expectativas.
Para alcançar os melhores resultados em nossos trabalhos, buscamos sempre novos métodos e técnicas que possibilitem expandir as possibilidades de pesquisa.

Conheça as principais metodologias trabalhadas na ZAYTEC BRASIL:

Qualitativa
Quantitativa
Dados Secundários
Quantitativa conjugada com qualitativa
Cliente Oculto 

QUALITATIVA

A Metodologia Qualitativa utiliza um roteiro estruturado ou semi-estruturado com questões abertas, que direcionam a conversa entre o pesquisador e um entrevistado ou um grupo reduzido de indivíduos pertencentes ao universo de interesse da pesquisa.

As informações obtidas por esse meio são de caráter subjetivo, ou seja, sentimentos, motivações, opiniões, conceitos e idéias.

Através da análise e interpretação das respostas de um entrevistado é possível obter dados explicativos e originais sobre o assunto pesquisado.

Entrevista em Profundidade
Grupo de Discussão
Observação Participante

QUANTITATIVA
A Metodologia Quantitativa utiliza instrumentos de coleta de dados estruturados com questões fechadas, aplicados a uma amostra representativa do universo de interesse da pesquisa.

Os dados obtidos são quantificados e recebem tratamentos estatísticos de maneira a fornecerem informações e resultados tangíveis a nossos clientes.

Survey
Tracking
Painel

DADOS SECUNDÁRIOS
A metodologia de Dados Secundários consiste na utilização de informações já existentes em diversas fontes como IBGE, IPEA, outras instituições e fundações governamentais de várias instâncias, relatórios internos de empresas, entre outros.

As informações pertinentes ao objeto de estudo são coletadas, tabuladas e analisadas com o objetivo de produzir conhecimento a partir da conexão de dados antes dispersos nessas fontes.

Estes dados, em especial demográficos, auxiliam na realização de outros tipos de pesquisa, ao oferecer um quadro de informações ainda maior sobre o ambiente investigado.

QUANTITATIVA CONJUGADA COM QUALITATIVA
A Metodologia Quantitativa conjugada com Qualitativa agrega características desses dois métodos em um só estudo.

A partir de um instrumento de coleta de dados, com questões fechadas e abertas, é possível obter tanto dados estatísticos e informações numéricas quanto obter conceitos e idéias a respeito do assunto pesquisado.

Survey
Tracking
Painel

CLIENTE OCULTO
A Metodologia do Cliente Oculto parte do princípio da observação e experimentação de uma situação de interesse, para analisá-la e avaliá-la.

O pesquisador faz as vezes de um cliente qualquer para avaliar um produto ou serviço.